Linhas de Pesquisa

LINHAS DE PESQUISA – MESTRADO PROFISSIONAL

O Programa está estabelecido com uma única área de concentração denominada “Métodos e Gestão em Avaliação” e duas linhas de Pesquisa:
I. Métodos Quantitativos em Avaliação Educacional; e
II. Gestão em Avaliação.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Métodos e Gestão em Avaliação

A área de concentração do Programa está focalizada para um processo objetivo de avaliação, com métodos predominantemente quantitativos e ênfase especial aos métodos estatísticos de avaliação educacional.

LINHA DE PESQUISA: Gestão em Avaliação

O foco desta linha de pesquisa é trabalhar na esfera da administração pública e, consequentemente, social com técnicos; profissionais e pesquisadores que se dedicam a temática dos processos de gestão da avaliação. Promover o debate e o aprofundamento de questões acerca de elementos importantes para processos de gestão da avaliação e com forte interligação com a realidade sócio-política do Brasil como, por exemplo, inserção social, qualidade do processo ensino-aprendizagem, transparência, controle, transferência e gestão de recursos, capital social e descentralização.

PROFESSORES

  • Alaim Souza Neto
  • Alexandre Moraes Ramos
  • Andréa Cristina Trierweiller
  • Andreia Zanella
  • Dilvo Ilvo Ristoff
  • Fernando Alvaro Ostuni Gauthier
  • Rafael Tezza
  • Renato Cislaghi
  • Rogerio Cid Bastos
  • Silvia Modesto Nassar
  • Patrícia de Sá Freire
LINHA DE PESQUISA: Métodos Quantitativos em Avaliação Educacional

O foco desta linha de pesquisa é formar pesquisadores e profissionais com visão multidisciplinar, capazes de enfrentar problemas sob uma perspectiva centrada em dados. Contempla a extração, manipulação e análise de dados por meio de modelos estatísticos e computacionais, de modo a transformar dados em conhecimento e apoiar a tomada de decisão.

  • Aprendizado estatístico: Métodos estatísticos, matemáticos e computacionais para o entendimento de problemas e fenômenos a partir de dados observados.
  • Métodos estatísticos para avaliação em grande escala: Avaliação de traços latentes nas diferentes áreas, como por exemplo, o traço latente proficiência em avaliações educacionais em larga escala; Construção da medida; Estudo de fatores associados ao traço latente.

PROFESSORES

  • Adriano Ferreti Borgatto
  • André Wüst Zibetti
  • Andrea Cristina Konrath
  • Dalton Francisco de Andrade
  • Lizandra da Silva Menegon
  • Luiz Ricardo Nakamura
  • Marcelo Menezes Reis
  • Pedro Alberto Barbetta
  • Silvana Ligia Vincenzi