Área de Concentração

PPGMGA – Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O PPGMGA atua na área de concentração que “Métodos e Gestão em Avaliação”. A área volta-se para um processo objetivo de avaliação, com métodos predominantemente quantitativos e ênfase especial aos métodos estatísticos de avaliação educacional.
A criação deste Programa de Pós-Graduação decorre do fato de que o Estado Brasileiro tem pouca tradição na realização e na gestão de avaliação. Em sua maioria, os estudos são empiricamente orientados e são de manejo de métodos quantitativos de análise.
O Programa objetiva ultrapassar a questão da utilização de métodos. Pretende, também, trabalhar na esfera da administração pública e, conseqüentemente, social com a participação de técnicos; profissionais e pesquisadores que se dedicam a temática dos processos de gestão da avaliação.
Desta forma, busca promover o debate e o aprofundamento de questões acerca de elementos importantes para processos de gestão da avaliação e com forte interligação com a realidade sócio-política do Brasil como, por exemplo, inserção social, qualidade do processo ensino-aprendizagem, transparência, controle, transferência e gestão de recursos, capital social e descentralização.