SOBRE O PPGMGA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÉTODOS E GESTÃO EM AVALIAÇÃO
SOBRE O PROGRAMA

O PPGMGA iniciou suas atividades em 2012 e atua na área de concentração que dá nome ao curso “Métodos e Gestão em Avaliação”. É reconhecido e recomendado pela CAPES tendo obtido o conceito 4 na avaliação do último triênio.

Pelo seu caráter interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA) envolve as áreas de Ciências Exatas, Sociais e Humanas, com especial interesse na área de Educação. Volta-se para uma perspectiva mais aplicada com projetos de pesquisas envolvendo os seus docentes e a própria atuação dos mesmos dentro da instituição.

A sua criação está associada às interações já existentes entre esses docentes, baseada em informações provindas de dados quantitativos, especialmente nas atuações em projetos desenvolvidos na Diretoria de Avaliação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), nas mais variadas aplicações, como:
– Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB);
– Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
– Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O PPGMGA caracteriza-se pela pesquisa e desenvolvimento de metodologias em avaliação, com base em métodos quantitativos, visando o aperfeiçoamento desses processos no que tange ao gerenciamento, tomada de decisão, planejamento e execução de pesquisa, aplicação de instrumentos e coleta e análise de dados.

O objetivo é que essas metodologias se aprimorem e facilitem a geração de conhecimento para melhoria dos índices de desempenho na Educação. Com seu caráter diferenciado de atuação, dada a sua área de concentração, o PPGMGA visa preencher uma lacuna hoje existente no Brasil, com a crescente utilização de avaliações, onde se faz necessário além do pesquisador, também profissionais especializados em métodos quantitativos e gerência em avaliação, sob a ótica interdisciplinar.
O PPGMGA procura  a interação e cooperação em alto nível entre as Ciências Exatas, Ciências Sociais e as Ciências da Educação, por meio dos docentes e dos estudantes envolvidos.

A criação deste Programa de Pós-Graduação decorre do fato de que o Estado Brasileiro tem pouca tradição na realização e na gestão de avaliação. Em sua maioria, os estudos são empiricamente orientados e são de manejo de métodos quantitativos de análise.
O Programa objetiva ultrapassar a questão da utilização de métodos. Pretende, também, trabalhar na esfera da administração pública e, conseqüentemente, social com a participação de técnicos; profissionais e pesquisadores que se dedicam a temática dos processos de gestão da avaliação.
Desta forma, busca promover o debate e o aprofundamento de questões acerca de elementos importantes para processos de gestão da avaliação e com forte interligação com a realidade sócio-política do Brasil como, por exemplo, inserção social, qualidade do processo ensino-aprendizagem, transparência, controle, transferência e gestão de recursos, capital social e descentralização.

As aulas do curso de mestrado profissional em Métodos e Gestão em Avaliação acontecem uma vez por mês durante uma semana. A programação com os dias e horários poderá ser consultada (futuramente) no Calendário Acadêmico do Curso.

Para mais informações sobre o reconhecimento do Programa pela CAPES acesse: Mestrados/Doutorados Reconhecidos

OBJETIVO DO PROGRAMA

O PPGMGA tem como princípio a abordagem interdisciplinar da questão da avaliação. Desenvolve-se tendo como fundamentos a gestão estratégica, a aplicabilidade técnica e a gestão operacional da avaliação. A diretriz básica está sustentada pela utilização efetiva de conhecimentos e pelo exercício da inovação e, com tais princípios, espera-se atingir a valorização da experiência profissional do corpo discente.

Com área de concentração em Métodos e Gestão em Avaliação o curso de mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação tem por objetivo a formação prática de profissionais e de pesquisadores ligados à temática da avaliação e de sua gestão. Ainda dentro desta temática, forte ênfase é dada aos processos educacionais visando à formação de excelência de docentes, pesquisadores e profissionais para atuarem na aplicação dos métodos quantitativos em processos de avaliação.

Nesta área há a necessidade constante de aperfeiçoamento e aprimoramento de práticas e procedimentos quer na esfera pública quer na esfera privada, incluindo aqui os diferentes níveis da educação brasileira. Para atingir tais objetivos, as experiências, os saberes, a diversidade de formações, habilidades e de competências do corpo docente utilizados numa visão interdisciplinar são fundamentais.

COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO

Docentes do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação já formam uma integração interdisciplinar por si só, dentro da própria instituição. Estes docentes atuam em diversas áreas, como a de exatas, saúde, agrária e da educação. Esse é o caso da integração com outras Pós-Graduações dentro da própria UFSC. No entanto, esses pesquisadores vêm mantendo intercâmbios específicos com outras instituições de pesquisa, quer como participantes eventuais de outros programas de Pós-Graduação, quer como colaboradores em diversos projetos de pesquisa que já estão em andamento. Estas interações se fazem com a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (UNICAMP). Além disso, junto diretamente ao INEP no desenvolvimento estudos para aperfeiçoamento dos processos de avaliação de ensino nas escolas brasileiras.

PÚBLICO-ALVO

O público alvo do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação da UFSC é formado, em especial, por profissionais do serviço público que trabalham com avaliação educacional.

PERFIL DO EGRESSO

O PPGMGA prioriza a formação de recursos humanos voltados para a compreensão e atuação da realidade do Brasil. Portanto, dentro deste contexto, procura gerar um profissional atuante em um país onde se faz presente a necessidade pessoal talhado para a tomada de decisões com embasamento teórico específico e com conhecimento científico sobre o tema. Particularmente, esse profissional poderá atuar no INEP, na CAPES e nas secretarias estaduais e municipais de educação, para uma gestão mais eficiente.
Este Programa também pretende formar profissionais para atuar no ensino e instituições de ensino, incluindo especificamente a área interdisciplinar, a qual deve, cada vez mais, se aproximar da excelência.

Sendo assim, o PPGMGA está voltado à formação de um profissional com o seguinte perfil:
1 – Capacitado a desenvolver pesquisas interdisciplinares voltadas para análises de questões fundamentais das áreas de aplicação de métodos quantitativos de avaliação, inicialmente com ênfase na área da educação;
2 – Apto a gerir, executar, desenvolver e analisar processos de avaliação em larga escala;
3 – Apto a criar condições para o estabelecimento de uma cultura de avaliação em termos de Estado;
4 – Capaz de compreender políticas de gestão e de avaliação em organismos que se utilizam de modelos de avaliação (Exs.: INEP; CAPES, etc.);
5 – Capaz de transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos para o desenvolvimento nacional, estadual ou local;
6 – Capaz de, pela utilização efetiva de mecanismos de avaliação, aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.