Linhas de Pesquisa
LINHAS DE PESQUISA – MESTRADO PROFISSIONAL |
O Programa está estabelecido com uma única área de concentração denominada “Métodos e Gestão em Avaliação” e duas linhas de Pesquisa:
I. Métodos Quantitativos em Avaliação Educacional; e
II. Gestão em Avaliação.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Métodos e Gestão em Avaliação |
A área de concentração do Programa está focalizada para um processo objetivo de avaliação, com métodos predominantemente quantitativos e ênfase especial aos métodos estatísticos de avaliação educacional.
LINHA DE PESQUISA: Gestão em Avaliação |
O foco desta linha de pesquisa é trabalhar na esfera da administração pública e, consequentemente, social com técnicos; profissionais e pesquisadores que se dedicam a temática dos processos de gestão da avaliação. Promover o debate e o aprofundamento de questões acerca de elementos importantes para processos de gestão da avaliação e com forte interligação com a realidade sócio-política do Brasil como, por exemplo, inserção social, qualidade do processo ensino-aprendizagem, transparência, controle, transferência e gestão de recursos, capital social e descentralização.
PROFESSORES
- Alaim Souza Neto
- Alexandre Moraes Ramos
- Andréa Cristina Trierweiller
- Andreia Zanella
- Dilvo Ilvo Ristoff
- Fernando Alvaro Ostuni Gauthier
- Rafael Tezza
- Renato Cislaghi
- Rogerio Cid Bastos
- Silvia Modesto Nassar
- Patrícia de Sá Freire
LINHA DE PESQUISA: Métodos Quantitativos em Avaliação Educacional |
O foco desta linha de pesquisa é nos métodos estatísticos, especialmente na avaliação educacional de grande escala. Cada vez mais os avaliados são submetidos a baterias de testes, de onde é necessário avaliar certos traços latentes desses avaliados (na área educacional, geralmente o objetivo é avaliar a proficiência dos indivíduos avaliados). Além da construção da medida de interesse, esta área também aborda modelos e métodos de análise de dados voltados a elucidar fatores associados à proficiência (ou outro traço latente), computação e estatística, incluindo princípios de amostragem e de mineração de dados. Dos dados se extraem informações e produzem conhecimento e competência, bases para a gestão de um processo.
PROFESSORES
- Adriano Ferreti Borgatto
- André Wüst Zibetti
- Andrea Cristina Konrath
- Dalton Francisco de Andrade
- Lizandra da Silva Menegon
- Luiz Ricardo Nakamura
- Marcelo Menezes Reis
- Pedro Alberto Barbetta
- Silvana Ligia Vincenzi