Currículo do Curso

CURRÍCULO DO CURSO

Todas as disciplinas possuem carga horária de 45 horas/aula, contabilizando 3 créditos.

MGA 310002 – MÉTODOS ESTATÍSTICOS EM AVALIAÇÃO

PROFESSOR: Marcelo Menezes Reis
EMENTA: Planejamento de pesquisa; Coleta de dados: amostragem e censo; Análise Exploratória de Dados; Modelagem probabilística: axiomas e propriedades, variáveis aleatórias, modelos para variáveis aleatórias discretas e contínuas; Inferência Estatística: distribuições amostrais, estimação de parâmetros, testes de hipóteses. Correlação. Introdução à análise de regressão. Aplicações em solução de problemas práticos em decisão e modelagem científica a partir de análise de artigos científicos de periódicos e anais de congressos. Planilhas eletrônicas e softwares estatísticos (ou linguagem R).

MGA 310005 – GESTÃO DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL I

PROFESSORES: Silvia Modesto Nassar e Dilvo Ilvo Ristoff
EMENTA: Avaliação e o desenvolvimento profissional do gestor educacional. Políticas e Financiamento da Educação. Legislação em Educação. Educação Pública e Educação Privada. Pesquisa e Formação em Avaliação. Sistemas de Gestão Educacional. Sistemas e Modelos de Avaliação em Educação (SINAES, SAEB, ENEM, etc.).

MGA 310004 – TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM I

PROFESSORES: Adriano Ferreti Borgatto e Dalton Francisco de Andrade
EMENTA: Teoria Clássica da Medida, Introdução ao traço latente, Principais modelos acumulativos e de desdobramento, Exemplos de aplicações da TRI em diferentes áreas do conhecimento, Estimação dos parâmetros dos itens (calibração) ? modelo dicotômico e um único grupo, Estimação das proficiências (traço latente), Construção e interpretação da escala de medida. Aplicações em solução de problemas práticos em decisão e modelagem científica a partir de análise de artigos científicos de periódicos e anais de congressos.

MGA 310003 – AVALIAÇÃO E INDICADORES EDUCACIONAIS

PROFESSORA: Professora Andreia Zanella
EMENTA: Medidas e instrumentos de medida. Validade e confiabilidade. Fundamentos e Objetivos das Avaliações Educacionais em Larga Escala; História e Dinâmica da Avaliação em Larga Escala no Brasil; Os Instrumentos Cognitivos e os Instrumentos Contextuais; As Medidas Psicométricas, os Indicadores e as Estatísticas de Qualidade da Educação; Análise dos Resultados das Avaliações e dos Modelos Contextuais; Perspectivas e Usos Possíveis dos Resultados das  Avaliações. Aplicações em solução de problemas práticos em decisão e modelagem científica a partir de análise de artigos científicos de periódicos e anais de congressos. 

MGA 310009 – ANÁLISE DE REGRESSÃO E MODELOS HIERÁRQUICOS

PROFESSOR: Pedro Alberto Barbetta
EMENTA: Modelo linear geral, regressão linear e não-linear, teste de hipótese e Análise gráfica de resíduos. Outliers. Intervalo de confiança e de previsão, variáveis independentes binárias, distribuição F, Algoritmos de seleção de variáveis. Exemplos de regressão em avaliação. O Modelo Linear Hierárquico nulo de dois níveis, decomposição da variabilidade, O Modelo Linear Hierárquico de dois níveis com variáveis do nível 1, O Modelo Linear Hierárquico de dois níveis com variáveis dos níveis 1 e 2, A Escolha da Locação dos Preditores, Análise de dados do SAEB, O modelo de três níveis. Aplicações em solução de problemas práticos em decisão e modelagem científica a partir de análise de artigos científicos de periódicos e anais de congressos.

MGA 310007 – TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM II

PROFESSORES: Adriano Ferreti Borgatto e Dalton Francisco de Andrade
EMENTA: Equalização – modelo dicotômico para dois ou mais grupos. Modelos ordinal, nominal e de desdobramento da Teoria da Resposta ao I dimensionalidade, aplicações e estudos de caso. Aplicações em solução de problemas práticos em decisão e modelagem científica a partir de análise de artigos científicos de periódicos e anais de congressos.

MGA 310002 – MÉTODOS ESTATÍSTICOS EM AVALIAÇÃO

PROFESSOR: Fernando Alvaro Ostuni Gauthier
EMENTA: Origens Econômica e Sociológica do Processo de Inovação (Pensamento de Schumpeter). Visões da Inovação e da Evolução Tecnológica. Conceitos de inovação; Tipos de inovação. Importância da inovação; Características das instituições inovadoras. Aptidões e papéis no processo de inovação. Gestão da mudança. Cultura organizacional e inovação. Organização para a inovação. Indicadores de inovação. Tendências de inovação em métodos e gestão da avaliação.

MGA 310012 – GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROFESSOR: Alexandre Moraes Ramos
EMENTA: Conceitos de sistemas e tecnologia da informação (SI/TI). Administração na era da informação. Uso e gestão de TI para revitalizar os problemas organizacionais e melhorar a tomada de  decisão. O papel operacional, gerencial e estratégico da tecnologia de informação nas organizações. Sistema de Informação Gerencial – SIG. Sistemas de apoio à decisão. Desenvolvimento de indicadores de desempenho.
Aspectos comportamentais e políticos no desenvolvimento do sistema de informações: desafios humanos gerenciais de uma nova realidade hiper-informada. Tecnologias de inteligências. A informação como recurso estratégico para a tomada de decisão. Administração estratégica da informação. Governança integrada de dados.