Linhas de Pesquisa
LINHAS DE PESQUISA – MESTRADO PROFISSIONAL |
O Programa está estabelecido com uma única área de concentração denominada “Métodos e Gestão em Avaliação” e duas linhas de Pesquisa:
I. Métodos Quantitativos em Avaliação Educacional; e
II. Gestão em Avaliação.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Métodos e Gestão em Avaliação |
A área de concentração do Programa está focalizada para um processo objetivo de avaliação, com métodos predominantemente quantitativos e ênfase especial aos métodos estatísticos de avaliação educacional.
LINHA DE PESQUISA: Gestão em Avaliação |
O foco desta linha de pesquisa é trabalhar na esfera da administração pública e, consequentemente, social com técnicos; profissionais e pesquisadores que se dedicam a temática dos processos de gestão da avaliação. Promover o debate e o aprofundamento de questões acerca de elementos importantes para processos de gestão da avaliação e com forte interligação com a realidade sócio-política do Brasil como, por exemplo, inserção social, qualidade do processo ensino-aprendizagem, transparência, controle, transferência e gestão de recursos, capital social e descentralização.
PROFESSORES
- Alaim Souza Neto
- Alexandre Moraes Ramos
- Andréa Cristina Trierweiller
- Andreia Zanella
- Dilvo Ilvo Ristoff
- Fernando Alvaro Ostuni Gauthier
- Rafael Tezza
- Renato Cislaghi
- Rogerio Cid Bastos
- Silvia Modesto Nassar
- Patrícia de Sá Freire
LINHA DE PESQUISA: Métodos Quantitativos em Avaliação Educacional |
O foco desta linha de pesquisa é formar pesquisadores e profissionais com visão multidisciplinar, capazes de enfrentar problemas sob uma perspectiva centrada em dados. Contempla a extração, manipulação e análise de dados por meio de modelos estatísticos e computacionais, de modo a transformar dados em conhecimento e apoiar a tomada de decisão.
- Aprendizado estatístico: Métodos estatísticos, matemáticos e computacionais para o entendimento de problemas e fenômenos a partir de dados observados.
- Métodos estatísticos para avaliação em grande escala: Avaliação de traços latentes nas diferentes áreas, como por exemplo, o traço latente proficiência em avaliações educacionais em larga escala; Construção da medida; Estudo de fatores associados ao traço latente.
PROFESSORES
- Adriano Ferreti Borgatto
- André Wüst Zibetti
- Andrea Cristina Konrath
- Dalton Francisco de Andrade
- Lizandra da Silva Menegon
- Luiz Ricardo Nakamura
- Marcelo Menezes Reis
- Pedro Alberto Barbetta
- Silvana Ligia Vincenzi